"Se nos demitirmos da intervenção activa, não passaremos de desportistas de bancada, ou melhor, de políticos de café." (Francisco Sá Carneiro)

sábado, 3 de março de 2012

2

BIC recebe mil milhões para comprar BPN por 40 milhões

No dia 29 de Fevereiro do 2012, fui assistir ao plenário na Assembleia da República pessoalmente. E, ao ouvir debater sobre o tema do BPN fiquei completamente pasmado a ouvir o que estava a ouvir. Não vou fazer mais comentários, deixo aqui um excerto da citação do deputado do Bloco de Esquerda que trouxe o assunto para o debate. Apesar do excerto ter grande dimensão vale a pena ler com atenção, e que cada um retire as suas conclusões.

"Julgavam PSD e CDS que, por uns tempos, estavam livres do BPN, podiam esquecer o BPN. Puro engano.

Menos de uma semana depois do debate que aqui travámos, o Bloco de Esquerda traz novamente ao Parlamento o processo do BPN, confrontando mais uma vez –e as vezes que forem necessárias – a direita e o seu governo com as pesadas responsabilidades que têm neste monumental buraco financeiro que é o BPN.

Fazemo-lo pela verdade e transparência que são devidas aos portugueses que pagam cêntimo a cêntimo, sugados pela austeridade que lhes é imposta pelo governo da troika, os muitos milhões atirados para o buraco sem fundo em que se transformou o BPN. São os sacrifícios dos portugueses, os subsídios retirados, os impostos aumentados, os apoios sociais cortados, que estão a pagar o BPN e a sua generosa entrega ao BIC.
Se bom caminho é para o governo um futuro com mais 100 mil desempregados e uma recessão a crescer até aos 3,3%, então é natural que PSD e CDS achem que o BPN vai no bom caminho.
O governo é muito exigente na austeridade mas relapso na prestação de contas.
Um dia depois, 24 h depois, da direita ter recusado a comissão de inquérito foi conhecido e confirmado pelo governo, que a venda do BPN ao BIC implica mais um financiamento de 300 milhões de euros. O BPN transformou-se num sorvedouro insaciável e a sua venda é cada vez mais um problema, um custo acrescido para o Estado.
E estes novos 300 milhões euros podem ainda ser muito mais. Basta para isso que os depósitos atualmente no BPN sejam levantados. Pois, o governo assumiu o compromisso de cobrir os depósitos levantados.
Disse o primeiro-ministro que não se trata de um empréstimo, mas apenas de uma linha de crédito. É exatamente a mesma diferença entre ser condenado por roubar ou furtar.
O que na semana passada somava 5,4 mil milhões de euros, soma agora 5,7 mil milhões e ninguém pode dizer hoje se a fatura vai para por aqui.
A semana passada o Estado dava ao BIC 767 milhões de euros para o BIC comprar o BPN por 40 milhões, agora o Estado vai receber os mesmos 40 milhões mas paga mil milhões de euros ao BIC.
Em resumo, o BIC recebe mil milhões para comprar um banco por 40 milhões.
É caso para dizer que esta venda do BPN ao BIC traz mesmo água no bico."

2 comentários:

  1. Aqui. http://www.youtube.com/watch?v=qQLLdCQ56mI

    No total, já foram depositados no poço sem fundo 5443 milhões de euros pelos governos PS e PSD/CDS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é outra agravante. É que antes do que está referido no texto, já foi gasto neste banco rios de dinheiro. No entanto Portugal é obrigado pelo acordo com a troika a vender o banco, e isso faz com que o governo não tenha o poder para negociar as condições mais favoráveis da venda do BPN.

      Cumps

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...