"Se nos demitirmos da intervenção activa, não passaremos de desportistas de bancada, ou melhor, de políticos de café." (Francisco Sá Carneiro)

sábado, 21 de janeiro de 2012

6

Cavaco "insulta" portugueses

O prof. Cavaco Silva afirmou recentemente numa entrevista à comunicação social que "aquilo que vai receber como reforma "quase de certeza que não vai chegar para pagar" as suas despesas".  O Presidente da República refere-se à reforma de 1300 euros mensais da Caixa Geral de Aposentações (CGA), visto que ainda desconhece quanto irá auferir do Banco de Portugal. 

De acordo com a sua declaração de rendimentos em 2009, o Presidente da República recebia cerca de 10 mil euros brutos por mês, relativos à pensão do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Aposentações, para onde descontou como professor universitário e investigador da Gulbenkian. Apesar de ter abdicado do salário de Presidente da República, no valor de 6523 euros (já com os cortes de 5% em 2011 e 10% em 2011), é indecente afirmar em televisão, em pleno período de austeridade, que "vou receber 1300 euros por mês; não sei se ouviu bem, 1300 euros por mês", como quem diz " 1300 euros por mês", quando existem pensionistas que recebem 200 e 300 euros mensais.

Não estou a pôr em causa as capacidades do prof. Cavaco Silva, mas um homem que está no poder há várias décadas, sendo o segundo português que está ativo na política há mais anos (sendo o primeiro Alberto João Jardim), não se pode vir "chorar" aos portugueses que "só vai receber 1300 euros por mês".
Entre as reformas douradas do Banco de Portugal, além de Cavaco Silva, encontram-se nomes como o da ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite e o ex-governador José Silva Lopes.

Francisco Thó Monteiro

6 comentários:

  1. Boas,

    O Prof. Cavaco Silva devia receber o salário de Presidente da República não a reforma de professor universitário, trata-se de uma questão de princípios.
    Depois deste comentário ele já se devia ter demitido, mas os políticos em Portugal não têm dignidade ou vergonha nenhuma, noutro país desenvolvido nesta altura já se tinha demitido.
    Depois deste comentário dele dá para perceber que ele não tem mesmo noção da situação dos portugueses, que insulto, não tem respeito nenhum...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poderia estar mais de acordo, é uma vergonha.

      Francisco Thó Monteiro

      Eliminar
  2. Boa noite.

    Mas então esclareçam.me uma coisa.
    Não sou "fã" do Sr. Presidente mas:
    Há ou não há despesas "presidenciais" que são pagas do bolço dele? Ele não trabalhou para obter a sua reforma como todos nós?
    Ele pode ter escolhido muito mal as palavras que usou, e sim ele tem de dar o exemplo como presidente. Mas estou ou não errado quando digo que exercer o cargo de presidente também tem custos elevados para o próprio? Essas despesas, em parte, são ou não superiores ás nossas?
    Para além do mais, pessoalmente ou ingenuamente acredito que se não tivesse respeito por nós portugueses não se teria candidatado ao cargo de Presidente da República.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não tem despesas.
      É-lhe dado transporte, alimentação, alojamento, segurança.
      Agora pergunto-lhe: Para que é que, um PR, vem "chorar" à televisão que mal consegue pagar as suas despesas (não sei quais são), quando recebe uma reforma de 10 mil euros?
      Não estou a pôr em causa o trabalho do Sr. Silva, mas sim da sua atitude perante portugueses que recebem 200/300 euros mensais.

      Francisco Thó Monteiro

      Eliminar
  3. Boas

    Antes de mais acho que é preciso inserir a afimação "vou receber 1300 euros por mês; não sei se ouviu bem, 1300 euros por mês" no contexto apropriado: Uma pessoa que recebe cerca de 10.000 euros ao mês passar a receber 1300 está sujeita a uma diferença brutal no seu rendimento, qualquer pessoa que tivesse uma descida com a mesma percentagem no seu rendimento, independetemente do mesmo, não se conseguiria governar. Isto porque as pessoas criam rotinas e despesas fixas enquadradas com o seu rendimento. Se a mim me reduzissem esse tanto eu também dizia "SÓ !!!".

    Despois temos o facto da desvalorização deste nobre ato. O Sr. Presidente está a dar a sua contribuição para a crise, sendo um exemplo para todos os portugueses. É assim que se mostra que todos têm que fazer pelo país, não são só os trabalhadores, ou os patrões, são todos, de todos os estratos sociais. E como se costuma dizer e com razão "O exemplo tem que vir de cima", e aí está ele, não o vamos minimalizar, não nos apeguemos a quantias, pois aí as argumentações seriam outras, sigamos o exemplo!

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O Presidente da República refere-se à reforma de 1300 euros mensais da Caixa Geral de Aposentações (CGA), visto que ainda desconhece quanto irá auferir do Banco de Portugal."
      O PR não vai passar a receber 1300 euros mensais, mas vai continuar a receber os 10 mil euros por mês.
      Temos de entender que, um Presidente da República, não se pode vir queixar para a televisão, quando recebe 10 mil euros mensais e não tem nenhuma despesa, pois é-lhe pago tudo.
      Não estou a desvalorizar a contribuição de Cavaco Silva, mas sim o facto de o PR referir que até vai ter que ir "às poupanças"; agora responda-me, onde é que ele vai gastar 10 mil euros por mês quando tem tudo pago?!
      E que atitude é esta de se vir queixar de que a reforma de 10 mil euros quase que não dá para pagar as despesas quando há pensionistas que recebem 200 euros?!

      Francisco Thó Monteiro

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...