"Se nos demitirmos da intervenção activa, não passaremos de desportistas de bancada, ou melhor, de políticos de café." (Francisco Sá Carneiro)

sábado, 14 de janeiro de 2012

12

[Crónica] A diferença entre PS e PSD

Vivemos numa época de grande controvérsia política, onde questionamos as ideologias e medidas do novo governo e de outras instituições ligadas ao mesmo. Mas, pensando bem, sempre assim foi. Excepto durante o governo de Sócrates. Quando esse senhor era PM, nem tínhamos necessidade de as questionar. Sabíamos, à partida, que eram más... Ou se calhar só estamos mais contentes com o país agora porque o Benfica está em primeiro lugar. Mas pode ser só impressão minha... 

Então qual é a diferença entre PS e PSD? Bom: PSD, um partido de centro-direita, com ideologias de centro-direita. Muito bem, parece-me normal. Vamos ver o PS: um partido com ideologias muito misturadas. Sabem aqueles pratos que contêm muitas especiarias e ingredientes, todos eles totalmente diferentes? O PS é isso. Com a “brilhante” particularidade das suas especiarias serem de fraca qualidade, nomeadamente umas denominadas “a promessa dos 150 mil empregos” e “ a promessa do retiramento dos 300 mil idosos da pobreza”. A maioria das pessoas pensa que o PS é um partido centro-esquerda, mas estão enganados...

A diferença entre o PS e PSD é que o último é um partido com ideias fixas, não sendo um partido “teimoso”. É um partido de centro-direita. O PS é um partido com projectos em constante mudança, e frequentemente contraditórios. É um partido de centro-esquerda-que-consegue-apanhar-um-bocadinho-da-direita-mas-que-é-uma-direita-à-maneira-do-PS. É esta a diferença entre os dois.

Concluindo, temos 3 opções para o desenvolvimento do país: ou apoiamos quem está no governo, neste caso o PSD, ou esperamos que o PS fique com ideias fixas e que cumpra as promessas e então já é legítimo votar nesse partido, ou então esperamos (e esta parece-me a opção mais fidedigna) que o Benfica continue em 1º lugar. Tudo isto para o bem estar do país, é claro...

Pedro Alagoa

12 comentários:

  1. Artigo sem qualquer imparcialidade. Ficaria muito mais interessante se este tema fosse tratado como TOTAL imparcialidade sem defender um partido ou outro consoante os inetresses pessoais.

    Todos nós sabemos que o PS não é tão mau como está retratado nesta crónica, que apesar de ser crónica devia mostrar um lado mais realista do mundo, nomeadamente o ponto de vista do seu autor, mas sem que este filtrasse só a informação de modo a escrever apenas o que é conviniente ao próprio.

    Só para não parecer que estou a defender o PS quero deixar claro que não sou nem do PS nem do PSD, até posso adiantar que não tenho simpatia por nenhum partido em particular.



    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Cumprimentos,
    Antes de mais queria realçar que o autor desta crónica não é apoiante do PSD, e que não "filtrou" a informação de modo a escrever o que lhe era conveniente, apenas a sua opinião. Como podes ver, na página dos autores, essa informação já está corrigida.
    Como tu, eu também não tenho simpatia por nenhum partido em particular, aliás discordo em muitas coisas e muitas ideologias, sejam do PS ou PSD, de esquerda ou direita.
    O objectivo desta crónica é apenas dar a minha opinião sobre o trabalho que este governo está a fazer, comparativamente com o último. É claro que exagerei em algumas partes, mas apenas o fiz para dar ênfase e para que as ideias tenham impacto no leitor. Além de que a minha principal prioridade neste blog não é apenas atrair os jovens para a política, mas saber apoiar quem nos está a governar, seja o PSD, seja o PS, pois se não temos confiança nos nossos "chefes", não estamos contentes no trabalho e questionamos os seus projectos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade seja dita que este governo tem governado muito melhor que o anterior e acima de tudo tem sido muito mais transparente com os portugueses. Mas penso que apesar do governo PS ter sido muito criticado ( e com razão, a meu ver ) as ideologias do PS são bastante definidas ( dentro da média, porque em portugal não há direita nem esquerda, é tudo centro, só que há partidos que tendem mais para ideologias de direita enquanto outros tendem mais para as de esquerda).

      Cumps

      Eliminar
    2. Opiniões ;)

      No fundo, o que temos de fazer nestes tempos de crise, é apoiar o nosso governo e as suas medidas, uma vez que será para o bem do país. Não concordo, por exemplo, com a quantidade de greves que têm havido nestes últimos tempos, aliás, o Bruno Vieira já fez um artigo acerca disso neste blog.

      Cumprimentos

      Pedro Alagoa

      Eliminar
    3. Não concordo em nada.
      Cada vez estamos piores.
      E quanto ao artigo, parece-me que as ideias do PSD não estão assim tão fixas.
      Pois (:

      Eliminar
  3. Primeiro gostava de realçar que alguém eliminou o meu comentário. Em que caracteriza este post de populista.

    E digo isto por uma simples razão: não há qualquer tipo de argumentação fundamentada, dado que tudo o que está aí escrito é facilmente descontruído.

    1. O Partido Socialista foi a âncora da democracia em Portugal, é normal que o leque ideológico venha de Manuel Alegre (ala mais esquerda e protestativa) até Sócrates e Guterres que adoptaram a Terceira Via com um sorriso na bouca. Porém, isso não invalida a sua legitimidade em intervir no panorama interncional. O PS neste momento não tem projecto. Primeiro porque subscreveu o pacto de austeridade da Troika o que lhe limita de imediato qualquer criatividade programáticas; segundo porque está extremamente débil do que foi a Governança Socrática; terceiro porque o seu líder é incapaz e não reune consenso no seu partido; quarto porque se a Oposição fosse demasiado acesa seria encarado como um entrava à normalização económico-financeira do país.

    O PSD é também uma mixórdia de ideologias. Quantos de facto aprovam as privatizações? Quantos é que votaram a favor da despenalização do I.V.G e da legalização dos casamentos homossexuais. Aliás, o PSD prepara-se para aprovar o diploma da procriação medicamente assistida.

    Estas posições são de centro-esquerda! A verdade é que medir um partido por ideologias é algo extremamente diminuto.

    2. Quanto a Sócrates. Bem. Já fui Socrático, digo-o frontalmente, deixei de o ser em 2009. Porém, efectivamente se não fosse a crise internacional os 150 mil empregos teriam criados como prometido (em 2007 já tinham sido criados 107 mil postos de trabalho).

    Em suma, acho que estes posts deviam ser mais contundentes mas também mais argumentativos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao primeiro ponto, acho que tens toda a razão, o PSD, em termos de "mixórdia de ideias", é como o PS. Mas, na minha opinião (e queria frisar que este texto é a minha opinião, não é nenhuma verdade absoluta), as ideias que não são de centro-esquerda que o PS "arranja", normalmente não saem bem, enquanto que o contrário acontece com as do PSD (não em todas, mas no geral). Lá está, acho que as "especiarias" do PSD são de melhor qualidade (volto a sublinhar que é apenas a minha opinião).
      Quanto ao 2º ponto, acho que é a obrigação de qualquer ministro conseguir ter uma ideia do que se vai passar no futuro, e não fazer promessas que não se podem cumprir.
      Quanto ao teu comentário que foi apagado, peço desculpa, não fui eu que o eliminei e vou já averiguar a situação, obrigado pelo teus comentários construtivos!

      Pedro Alagoa

      Eliminar
  4. 1. O governo socialista 2005-2009 foi incapaz de prever o colapso do sistema financeiro mundial, ficando posteriormente uma gravíssima crise económico e de dívida soberana. Os poucos que a previram foram "intelectualmente linchados" ou simplesmente ignorados. Ora, parece-me então incongruente acusá-lo de irresponsabilidade neste âmbito. Porém, não deixo de assinalar que apesar de reconhecer grande reformismo nos primeiros dois anos de governação (2005-2007), o PS foi incapaz de responder a muitos outros desafios do Estado e da Economia portuguesa como também da crise internacional. Assim, as promessas de Sócrates não eram de maneira alguma descabidas (até tinha um legislatura reforçada - 4 anos e meio), dado que até teve uma maioria absoluta para as concretizar, porém, reforço, que a crise foi um grande factor para a situação em que estamos hoje.

    2. Transijo no que toca a comparação PS/PSD. É bem provável que espectro político-ideológico do PSD seja mais definido mas menor que o do PS. Porém, isso não invalida a delineação e consolidação de um projecto programático ambicioso, claro e convicto como foi o de 2005. Não vou agora entrar em detalhes, sei do que falo e posso defendê-lo se assim o for necessário. Ainda assim, ambos os partidos só formam governo se captarem os votos do Centrão que é politicamente neutro senão mesmo indiferente.

    3. Para nota futura: Achei que o post adoptou um tom populista porque poderia contemplar análises mais profundas, mais cientificamente colocadas e devidamente fundamentadas. Se o desígnio deste blog é de facto incentivar a participação pública e política, abrangendo as mais diversas áreas da governação, parece-me então producente investir em artigos mais compostos.

    João Quartilho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errata: Confundi o posts. O que apelidei de populista não foi este mas sim o que refere directamente Sócartes em baixo. E esse comentário não foi eliminado.

      Peço desculpa pelo lapso.

      João Quartilho

      Eliminar
  5. A imparcialidade?!?!?! Lixo!!!

    ResponderEliminar
  6. Raio de artigo não esclareceu na itegra as difereças ideologicas de cada partido este artigo sobre sai a tendencia parcial do cronista que é o PSD.
    Continue assim que vai loge as escrever artigos de lama que este artigo é um lamaçal autentico

    ResponderEliminar
  7. É uma avaliação à actual governo. Sendo que o mesmo menciona que o desemprego é uma oportunidade. (para os patrões pagarem menos é)
    É por isso que este pais não vai a lado nenhum.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...