"Se nos demitirmos da intervenção activa, não passaremos de desportistas de bancada, ou melhor, de políticos de café." (Francisco Sá Carneiro)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

5

Maçonaria

Nestas últimas semanas fala-se muito na Maçonaria e nos maçons que "estão" no Parlamento. Não estamos a falar de trolhas ("maçon" em françês) mas sim de membros de uma sociedade secreta - a Maçonaria. Começarei então por esclarecer o que é a Maçonaria.
A Maçonaria é uma ordem iniciática, ritualística, universal, fraterna, e filosófica, baseada no livre-pensamento e na tolerância, que tem por objectivo o desenvolvimento espiritual do homem com vista à edificação de uma sociedade mais livre, justa e igualitária. Não aceita dogmas, combatendo todas as formas de opressão, luta contra o terror, miséria, setarismo, ignorância, corrupção, enaltece o mérito, procura a união de todos os homens pela prática de uma moral universal e pelo respeito da personalidade de cada um. Considera o trabalho como um direito e um dever, valorizando igualmente o trabalho intelectual e o trabalho manual.

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinasateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.".
Apesar de todos os fins cívicos que esta sociedade tem como objetivo, é natural que os membros deste tipo de sociedades se "ajudem" uns aos outros, porque isto não é algo que acontece apenas na Maçonaria mas também nos Rotários, Lions Clubs, etc. Não estou a dizer que acho isto justo, mas apenas que tenho consciência que é algo normal. É como quando podemos usar uma "cunha" para ter um emprego: quem é que não a vai usar? (Muito pouca gente).
Penso que se está a dar demasiada importância a este assunto, num período em que existem outros acontecimentos e situações bem mais graves e bem mais importantes que podem e devem ser abordados e criticados.

Foto: Esquadro e compasso Maçónico.

Francisco Thó Monteiro

5 comentários:

  1. Sugeria que esclarecesses o porquê do simbolo ser assim. Porquê um esquadro e um compasso ??? Porquê um "G" ???
    Sei que tem explicação, mas gostava de ver o assunto desenvolvido, até para dar melhor a entender melhor o cerne da Maçonaria, pois se é o seu simbolo mostra o que eles são.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O compasso é o símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas.
      O Esquadro resulta da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da retidão e também da ação do Homem sobre a matéria e da ação do Homem sobre si mesmo. Significa que devemos regular a nossa conduta e as nossas ações pela linha e pela régua maçónica, pelo temor de Deus, a quem temos de prestar contas das nossas ações, palavras e pensamentos. Emite a ideia inflexível da imparcialidade e precisão de carácter. Simboliza a moralidade.
      O esquadro e o compasso simbolizam ainda a materialidade do homem e a espiritualidade.
      Fonte: Wikipédia.

      Francisco Thó Monteiro

      Eliminar
    2. A Letra G é a sétima letra de qualquer alfabeto que utilize o grafismo árabe e apresenta diversos significados:
      Geometria ou a Quinta Ciência - É fundamento da ciência positiva, simbolizando a ciência dos cálculos, aplicada à extensão, à divisão de terras, de onde surge a noção da parte que nelas a nós compete, na grande partilha da humanidade e dos direitos da terra cultivada;
      Gnose - É o mais amplo conhecimento moral, o impulso que leva o homem a aprender sempre mais e que é o principal fator do progresso;
      Gravitação - É a força primordial que rege o movimento e o equilíbrio da matéria;
      Geração - É a vida perpetuando a série dos seres. Força Criadora que está no centro de todo ser e de todas as coisas;
      Génio - É a inteligência humana a brilhar com seu mais vivo fulgor;
      Grandeza - O homem, a maior e mais perfeita Obra da Criação;
      Gimel - Uma palavra hebraica, entende-se os deveres do homem para Deus e os seus semelhantes.
      G - G é a sétima letra nos alfabetos mais comuns como citado acima, e o 7 é considerado o número da perfeição, como por exemplo, Deus fez o mundo em 7 dias, o 7 é sempre citado como o número divino.
      No entanto, segundo alguns autores o acrónimo "G" significa Geometria, tendo por base os ensinamentos da Escola de Krotona de Pitágoras, ou mesmo Gnosis (Gnose, Gnosticismo), considerando os seus aspectos míticos, simbólicos e vivenciais.
      Fonte: Wikipédia

      Francisco Thó Monteiro

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...