"Se nos demitirmos da intervenção activa, não passaremos de desportistas de bancada, ou melhor, de políticos de café." (Francisco Sá Carneiro)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

1

O "novo" Acordo Ortográfico

Hoje vou falar-vos do "novo" Acordo Ortográfico. E porquê as aspas no "novo"?
Este Acordo Ortográfico foi estabelecido em 1990 (de novo tem pouco!) entre Portugal, Brasil e demais seis países lusófonos e entrou em vigor em maio de 2009. Neste ano letivo (2011/12) o acordo foi oficialmente adotado no sistema de ensino e, a partir de 1 de janeiro de 2012, começou a ser usado nos organismos oficiais. Mas, até 2015, decorre um período de transição, durante o qual os cidadãos dos CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) ainda podem utilizar a grafia antiga (basicamente, a que resultou da Reforma de 1945).
Como todos deveríamos saber, a ortografia das línguas está em constante mudança, e a língua portuguesa não é exceção.
Quando fui informado que este acordo entraria em vigor, em 2009, a minha reação não foi a mais positiva. As pessoas estão habituadas a escrever de certa forma, e o ser humano, é uma criatura de hábitos e vícios, pelo o que mudá-los pode trazer consequências negativas. No entanto, após uma maior reflexão sobre este tópico, cheguei a uma conclusão: tanto faz.
  • Tanto faz porque, apesar de termos de "formatar" algumas regras que aprendemos enquanto estudantes, esta nova ortografia faz sentido! O que não faz sentido é escrever "acção" ou "concepção" quando não se pronuncia o "c" ou o "p".
  • Tanto faz porque, ainda que se faça bastantes alterações à gramática portuguesa, esta tornou-se mais simples e mais lógica.
  • Tanto faz porque assim até dá para copiar os trabalhos da wikipédia (nem pensem em fazer isto!).

Não se trata de perder a identidade cultural, porque este Acordo Ortográfico não nos vai pôr a "falar brasileiro" como algumas pessoas afirmam, porque em termos de fonia, vamos falar exatamente igual, só muda  mesmo a ortografia.
Por isso, quer concordem quer não, habituem-se a escrever com o "novo" Acordo Ortográfico!

Texto escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico!!

Francisco Thó Monteiro

1 comentário:

  1. É uma perspetiva válida.
    Contudo, penso ser lamentável que a Língua Portuguesa enverede por uma lógica simplesmente fonética.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...