"Se nos demitirmos da intervenção activa, não passaremos de desportistas de bancada, ou melhor, de políticos de café." (Francisco Sá Carneiro)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

0

Sindicatos? Ouvi falar!


A maioria das pessoas já ouviu falar em sindicatos, até porque agora são muito falados nas notícias. Mas o que é então um sindicato? Para que serve?

“Sindicato é uma agremiação fundada para a defesa comum dos interesses de seus aderentes. Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos laborais ou de trabalhadores, e de classes económicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.”

Os que mais ouvimos falar são os sindicatos laborais, porque a maioria das pessoas são trabalhadores, o que dá um peso bastante grande a este tipo de sindicatos. Em Portugal existem muitos sindicatos, mas para não me alargar para lá do interesse do leitor, vou focar alguns principais.

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) é uma federação sindical de sindicatos de professores portugueses, ou seja, é um conjunto de sindicatos.

São membros da FENPROF as seguintes associações sindicais:
  • Sindicato dos Professores do Norte (SPN);
  • Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC);
  • Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL);
  • Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS);
  • Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA);
  • Sindicato dos Professores da Madeira (SPM);
  • Sindicato dos Professores do Estrangeiro (SPE).

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) é uma confederação sindical fundada a 1 de Outubro de 1970 em Lisboa. A CGTP é membro da Confederação Europeia de Sindicatos. Como qualquer organização unitária, a CGTP afirma-se independente.
 A CGTP é tradicionalmente influenciada pelo Partido Comunista Português (PCP).

A União Geral de Trabalhadores (UGT) é uma Central Sindical de Portugal. Foi fundada a 28 de outubro de 1978, em Lisboa. Como qualquer organização unitária, a UGT afirma-se independente.
 A UGT é tradicionalmente influenciada pelo PS, cujos militantes participaram na sua criação. A UGT foi criada por um grupo de sindicatos que se separaram da CGTP, preferindo criar uma central à parte, ao invés de contestar as posições políticas predominantes na CGTP, fortemente influenciada pelo P.C.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...