"Se nos demitirmos da intervenção activa, não passaremos de desportistas de bancada, ou melhor, de políticos de café." (Francisco Sá Carneiro)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

3

"Nins" de Seguro

É de louvar a atitude e omnipresença de António José Seguro, presidente do Partido Socialista. Apesar de ter sido o PS anteriormente a negociar o memorando da troika, Seguro "não concorda com algumas partes mas quer cumpri-lo", partes essas que são, sem dúvida, as mais importantes. Estamos então perante uma posição insubsistente. Trata-se de uma tentativa de vitória que leva a uma derrota certa. Seguro está assim a adotar uma posição que não pode ser tomada por um presidente do maior partido de oposição português, esta postura vai levar à rutura de ideias e à falta de iniciativa, pois limita-se a criticar os erros do governo sem apresentar opções estratégicas e objetivas (não obstante que o PS não se pode, nem deve, opor abrutamente ao memorando que o próprio partido assinou, para não ser descredibilizado).
Seguro tem aqui duas opções: ou se junta e aceita as medidas impostas pela troika, ou propõe medidas alternativas à austeridade.
Acabo citando uma frase de Daniel Oliveira (in Expresso): Seguro não pode continuar, num momento desta gravidade, em cima do muro a berrar violentos "nins".

Francisco Thó Monteiro

3 comentários:

  1. Talvez achem melhor ou dizer sim, e PS e PSD deixa de se chamar "oposição" ou PS, ou se calhar ainda achariam melhor ele dizer não e termos instabilidade política por cima da crise económica, para além da imagem negativíssima passada para o estrangeiro, nomeadamente para os investidores.

    Na minha opinião, Seguro está a tomar uma atitude muito correta. Não é nestas alturas que se devem armar em comunistas e gerar confusão. Coesão nacional é o que é exigido nesta altura, embora se mantenham as divergência de opinião, pois são essas divergências que fazem o mundo avançar.

    Cumps
    João Araújo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correção - João Araújo10 de fevereiro de 2012 às 17:16

      Errata: 1º linha "... ou dizem sim, e deixa-se de chamar "oposição" ao PS ou ..."

      Eliminar
    2. Coesão nacional, política e social só pode ser atingida quando existem diversas propostas, de modo a que se possa melhorar o resultado final.
      O facto de Seguro não apresentar estratégias objetivas faz com que o Governo possa fazer o que bem lhe apetecer, pois não existe outra força partidária de grande poder (neste caso o PS), que lhe faça frente.
      Por exemplo, na última sessão na AR, Seguro, em vez de se preocupar com os cerca de 800 mil desempregados em Portugal ou com a crise económica, decidiu abordar temas supérfluos, como o caso da RDP e o caso do cancelamento do Acordo Ortográfico no CCB. Este tipo de postura não é o que se espera de um líder do Partido Socialista.
      Preocupa-me a ubiquidade de António José Seguro na praça pública; ubiquidade esta que não vai além de simples respostas a questões de pouco interesse nacional.

      Francisco Thó Monteiro

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...